No caso desse parâmetro, vale seguir a regra “quanto mais silencioso o ar condicionado, melhor”.

Veja agora
O volume de funcionamento dos aparelhos de ar condicionado é regulado pelas normas da UE relativas à eficiência energética mínima e ao nível máximo de potência sonora. De acordo com estes requisitos, uma unidade interior com capacidade inferior a 6 kW não deve emitir um ruído superior a 60 dB, enquanto que para uma unidade interior com capacidade até 12 kW, o nível máximo de ruído é de 65 dB.

Para ar condicionado Split e Multisplit, as unidades internas (operação mais silenciosa) e as unidades externas (operação mais alta) emitem um nível de som diferente. Isso ocorre porque os componentes mais barulhentos são instalados na unidade externa. Via de regra , os ar condicionado portáteis são mais barulhentos do que o funcionamento das unidades internas nos ar condicionado Split /Multisplit.

Os ar condicionado mais silenciosos disponíveis no mercado operam a um nível de 16 dB. No caso de ar condicionado portáteis, devemos levar em consideração o trabalho no nível de 40 – 50 dB. O volume do ar condicionado é especialmente importante em quartos ou escritórios, porque o seu funcionamento é acompanhado por um ruído constante que pode causar problemas de concentração ou de adormecer. Durante o dia, o ruído nos quartos não deve exceder 40 dB.